Regresso ao Campeonato de Futebol dos Açores em análise

Associação de Futebol da Horta, na qualidade de entidade organizadora da prova, pretende fazer disputar as 11 jornadas que restam para completar a primeira fase do Campeonato de Futebol dos Açores, mais as 10 da segunda fase, altura em que o campeonato vai ser dividido em dois grupos de cinco equipas, a partir de 17 de janeiro. A intenção, conforme demos conta em edições anteriores, é disputar todas as jornadas sem qualquer interrupção (não haverá também a habitual paragem entre a primeira e a segunda fase), o que fará com que a magna competição das ilhas de bruma apenas termine a seis de junho de 2021. Resta, contudo, perceber o evoluir da pandemia na região nas próximas semanas e a capacidade dos clubes para garantir a segurança de atletas, treinadores, dirigentes e restante staff de apoio.


DATA EM ABERTO

Esta proposta vai, todavia, ser apresentada e votada pelos clubes, em reunião que a Associação de Futebol da Horta pretende realizar na primeira semana de janeiro, havendo, todavia, a (forte) possibilidade de a mesma ser antecipada para terça-feira, 29 de dezembro. Relembre-se que o Campeonato de Futebol dos Açores, temporada desportiva 2020/2021, foi suspenso a 24 de novembro, sendo a última ronda, a sétima, concretizada a 15 de novembro.

Sublinhe-se que ainda estão por realizar dois jogos em atraso: o Operário –Santiago, da primeira jornada, e o Marítimo – Operário, da segunda.

O Angrense, com 14 pontos, é o atual líder do campeonato, mas o Operário, que segue em segundo com 13, tem dois encontros a menos, o que pode alterar o topo da tabela classificativa. Saliente-se, em jeito de curiosidade, que, na jornada vindoura, o Angrense visita precisamente o Operário.


OITAVA JORNADA

A oitava rodada, a próxima em cartaz, reúne, então, os duelos Fayal Sport – Marítimo da Graciosa (campo da Alagoa, na Horta), Vitória do Pico – Santiago (campo do Vitória FC, no Pico), Sporting de Guadalupe – Boavista da Ribeirinha (campo de Guadalupe, na Graciosa), Lusitânia– Desportivo de São Roque (estádio João Paulo II, em Angra do Heroísmo) e Operário – Angrense (campo João Gualberto Borges Arruda, na Lagoa).


📰 Diário Insular, 24 de Dezembro