Associação de Futebol da Horta, na qualidade de entidade organizadora da prova, pretende fazer disputar as 11 jornadas que restam para completar a primeira fase do Campeonato de Futebol dos Açores, mais as 10 da segunda fase, altura em que o campeonato vai ser dividido em dois grupos de cinco equipas, a partir de 17 de janeiro. A intenção, conforme demos conta em edições anteriores, é disputar todas as jornadas sem qualquer interrupção (não haverá também a habitual paragem entre a primeira e a segunda fase), o que fará com que a magna competição das ilhas de bruma apenas termine a seis de junho de 2021. Resta, contudo, perceber o evoluir da pandemia na região nas próximas semanas e a capacidade dos clubes para garantir a segurança de atletas, treinadores, dirigentes e restante staff de apoio.
DATA EM ABERTO
Esta proposta vai, todavia, ser apresentada e votada pelos clubes, em reunião que a Associação de Futebol da Horta pretende realizar na primeira semana de janeiro, havendo, todavia, a (forte) possibilidade de a mesma ser antecipada para terça-feira, 29 de dezembro. Relembre-se que o Campeonato de Futebol dos Açores, temporada desportiva 2020/2021, foi suspenso a 24 de novembro, sendo a última ronda, a sétima, concretizada a 15 de novembro.
Sublinhe-se que ainda estão por realizar dois jogos em atraso: o Operário –Santiago, da primeira jornada, e o Marítimo – Operário, da segunda.
O Angrense, com 14 pontos, é o atual líder do campeonato, mas o Operário, que segue em segundo com 13, tem dois encontros a menos, o que pode alterar o topo da tabela classificativa. Saliente-se, em jeito de curiosidade, que, na jornada vindoura, o Angrense visita precisamente o Operário.
OITAVA JORNADA
A oitava rodada, a próxima em cartaz, reúne, então, os duelos Fayal Sport – Marítimo da Graciosa (campo da Alagoa, na Horta), Vitória do Pico – Santiago (campo do Vitória FC, no Pico), Sporting de Guadalupe – Boavista da Ribeirinha (campo de Guadalupe, na Graciosa), Lusitânia– Desportivo de São Roque (estádio João Paulo II, em Angra do Heroísmo) e Operário – Angrense (campo João Gualberto Borges Arruda, na Lagoa).
📰 Diário Insular, 24 de Dezembro
