Laureano Cup 2021

O Sport Club Angrense promove, a 4 e 5 setembro, no Campo Municipal de Angra do Heroísmo, a II edição da Laureano Cup 2021 com participação das equipas do Sport Club Angrense, Sport Club Lusitânia, Grupo Desportivo das Fontinhas e Sport Club Praiense com o objetivo de apresentar aos sócios o plantel da sua equipa principal para a época 2021/2022.


No sábado, dia 4 de setembro, pelas 16h00, realiza-se o jogo SC Angrense-SC Lusitânia e pelas 19h15 o jogo GD Fontinhas-SC Praiense. No domingo, pelas 16h00, decorre o jogo de apuramento dos 3º e 4º lugares e pelas 19h15 disputa-se a final.


Trata-se de um torneio de homenagem a Jorge Laureano, um dos mais destacados atletas do Sport Club Angrense, que representou o clube entre 1955 e 1972, tendo contribuído para os êxitos desportivos alcançado naquela que é considerada a “Década de Ouro” do clube (anos 60).


Todos os jogos da Laureano Cup 2021 têm entrada gratuita, sendo necessário proceder ao registo de todos os espetadores (nome e contacto telefónico) e o cumprimento das normas de saúde pública em vigor como o distanciamento social e etiqueta respiratória e a utilização de máscara.


Ainda no âmbito do programa da Laureano Cup 2021 terá lugar, a 3 de setembro, pelas 20h00, a inauguração do Memorial Jorge Laureano, na Biblioteca do Sport Club Angrense, que é constituído por alguns elementos do espólio que foi doado pela família de Jorge Laureano e ainda peças do acervo do clube.


Também a 3 de setembro, pelas 20h30, realiza-se a iniciativa Futebol no Meu Tempo, no Auditório do Sport Club Angrense. Trata-se um debate informal moderado pelo Coordenador de Desporto do Diário Insular, Mateus Rocha, onde os antigos capitães do SC Angrense Manuel João, António Silveira e Gonçalo Valadão e o atual capitão da equipa principal Pedro Aguiar, vão partilhar com a assistência algumas das suas memórias dentro das quatro linhas.


Outra iniciativa, prevista para as manhãs de 4 e 5 de setembro, é o Workshop “Arbitragem: parceira do futebol” que será ministrado ex-árbitro internacional FIFA, Carlos Xistra. Trata-se de uma iniciativa organizada pelo SC Angrense em parceria com a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH). A componente teórica decorre no sábado, a partir das 10h30, no Auditório da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo e a prática no domingo, a partir das 10h30, no Campo Municipal de Angra do Heroísmo. A participação é limitada a agentes desportivos de clubes e árbitros e implica a realização de uma inscrição prévia nos serviços da AFAH.


SOBRE JORGE LAUREANO - Natural da freguesia de Nossa Senhora da Conceição, Angra do Heroísmo, Jorge Francisco Pereira Laureano nasceu a 4 de abril de 1937.


Começou a jogar no Sport Club Angrense em 1955, tendo envergado a camisola do clube até 1972. Extremo esquerdo de grande classe, Jorge Laureano imprimia velocidade ao jogo e a ele se entregava com determinação, fintando, desmarcando-se e ultrapassando os jogadores adversários que lhe faziam frente. Do seu portentoso pé esquerdo saíram vários remates de meia distância que resultaram em fantásticos golos e as suas entradas vigorosas culminaram, amiúde, em remates de cabeça que conduziram o esférico para o fundo das redes da baliza adversária. Conquistou os títulos de Campeão da Distrital de Angra do Heroísmo, de Campeão dos Açores e Campeão Insular, entre outros, tendo disputado dois jogos contra o Sport Lisboa e Benfica, em 1960, (em Angra do Heroísmo e Lisboa) para os quartos-de-final da Taça de Portugal. Para a história do futebol terceirense ficou o golo marcado, de cabeça, num jogo particular contra o Sport Lisboa e Benfica, em 1967, no Campo de Jogos de Angra do Heroísmo.


Faleceu, em Angra do Heroísmo, a 30 de dezembro de 2018.