Comunicado: Retoma da atividade da Equipa Sénior

A Direção do Sport Club Angrense informa que a atividade desportiva da equipa sénior será retomada na próxima segunda-feira, 8 de março, depois de ter sido suspensa por suspeita de um caso positivo de infeção do SARS-CoV-2 no plantel.

Tendo em conta essa situação, a Direção do Sport Club Angrense esclarece o seguinte:

1. Na sequência da realização do jogo Operário-Angrense, a 21 de fevereiro, a comitiva que viajou da ilha de São Miguel foi testada após o regresso à ilha Terceira, tendo todas as análises ao SARS-CoV-2 apresentado resultado negativo. A 27 de fevereiro, foram realizados novos testes ao 6º dia, tendo então surgido um caso com a indicação de positivo por notificação de SMS recebida no final do dia de 28 de fevereiro, ou seja, depois da realização do jogo Angrense-Lusitânia.

2. Imediatamente após ter tido conhecimento dessa situação, a Direção do Sport Club Angrense acionou o seu Plano de Contingência da Covid-19, dando conhecimento desse eventual caso de infeção pelo SARS-CoV-2 a todas as entidades de saúde e desportivas competentes, ao Sport Club Lusitânia e aos contactos próximos. Seguindo todas as determinações da Autoridade Regional de Saúde, remeteu as listas com os nomes e contactos de telefone para que fossem acionados os procedimentos previstos para esse tipo de situações.

3. Todas as pessoas que se encontravam em isolamento e que foram convocadas pela Autoridade Regional de Saúde para realizar os testes RT-PCR tiveram resultado negativo, incluindo o atleta em causa que fez uma nova análise (a terceira), realizada ontem, 4 de março, também com resultado negativo.

4. Na sequência de todo este processo, o Sport Club Angrense já recebeu, da parte da Autoridade Regional de Saúde, um documento que determina a suspensão do isolamento profilático, cumprido desde o passado dia 28 de fevereiro.

5. Tendo em conta a situação decorrente da suspensão da atividade desportiva do plantel principal, a Direção do Sport Club Angrense fez chegar à entidade organizadora do Campeonato de Futebol dos Açores (Associação de Futebol da Horta), um pedido de adiamento do jogo Boavista-Angrense, previsto para 7 de março. Após ter expressado, verbalmente, abertura para aceitar o adiamento da referida partida, o Boavista Club da Ribeirinha voltou atrás na sua posição, exercendo mesmo pressões junto da entidade organizadora, para que não houvesse alteração da data dessa partida. A Direção do Sport Club Angrense lamenta, profundamente, a atitude do Boavista Club da Ribeirinha com o qual temos mantido boas relações, aliás como acontece os restantes clubes que disputam o Campeonato de Futebol dos Açores e não só. Ao defender a realização do jogo terá o Boavista Club da Ribeirinha tido em consideração a situação difícil de atletas, equipa técnica, dirigentes e as suas famílias? Será que não entendeu que toda esta situação teve um alcance que vai muito para além de um simples jogo de futebol? Valeu o bom senso e a solidariedade da entidade organizadora do Campeonato de Futebol do Açores que determinou o adiamento do jogo para o dia 31 de março. São atitudes que ficam com quem as toma. O Sport Club Angrense assegura que, em caso algum, vai recusar o adiamento de um jogo em circunstâncias semelhantes que esperamos não voltem a acontecer.

6. Agora que toda esta situação está a ser ultrapassada é tempo de seguir em frente e voltar ao trabalho. A Direção do Sport Clube Angrense não pode deixar de agradecer à Secretaria Regional de Saúde e Desporto, Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, Associação de Futebol da Horta por todo o apoio que nos foi dispensado nestas horas difíceis que enfrentamos, bem como, a todos os clubes e diversas outras entidades e ainda a muitas pessoas, a título individual, que nos acarinharam com o seu apoio. Obrigado a todos!

O Desporto não faz sentido se não estivermos todos juntos, especialmente nos maus momentos.