COMUNICADO 01/2020

COMUNICADO

Desde o passado mês de março que o mundo está a ser confrontado com uma pandemia da Covid-19 que tem afetado diversos setores da nossa sociedade, incluindo o Desporto. Depois de uma paragem de toda a atividade desportiva de cinco meses, teve lugar a retoma, em agosto/setembro, com os clubes a terem de se adaptar a uma nova realidade que trouxe diversos constrangimentos que entendemos, de um modo geral, como necessários para a defesa da saúde pública, mas que estão a representar perdas de receita e encargos acrescidos para clubes.

Após alguma acalmia, a pandemia da Covid-19 voltou em força nos últimos tempos com números que são preocupantes e que nos deixam todos em alerta.

No âmbito da avaliação da situação epidemiológica dos Açores, o Conselho do Governo Regional, decidiu, na sua reunião realizada a 6 de novembro, o seguinte: “Suspensão da abertura ao público em eventos e competições desportivas”. Trata-se de uma medida que vai vigorar, pelo menos, até 30 de novembro, sendo provável que seja prorrogada para além dessa data, tendo em conta o contexto em que nos encontramos no que se refere à Covid-19.

Apesar da limitação da lotação em 10% de público nos eventos desportivos, que vigorou desde o passado mês de agosto até 9 de novembro ser penalizadora para as receitas dos clubes decorrentes da organização dos jogos das diferentes competições, foi possível assegurar algum rendimento.

Com a interdição de público nas competições desportivas, essas receitas, que são essenciais para a saúde financeira dos clubes, ficaram comprometidas. Acresce que para além dessa perda de receitas é preciso considerar que a organização dos jogos implica várias despesas para os clubes em diferentes vertentes.

O agravamento da situação referente à Covid-19 na Região que se verifica há algum tempo está na origem das recentes decisões de suspender o Campeonato de Futebol dos Açores até 31 de dezembro de 2020 e o mesmo acontece com as competições organizadas pela Associação de Futebol de Angra do Heroísmo que contam com a participação de equipas do SC Angrense de todos os escalões de formação (desde os Benjamins até aos Juniores A).

Na sequência dessas deliberações dos organismos que promovem as competições em que o SC Angrense está inserido foi deliberado, na reunião de Direção realizada a 24 de novembro, o seguinte:

- Suspender toda a atividade de treino dos escalões de formação até 31 de dezembro.

- Manter a atividade de treino da equipa sénior de forma limitada até 31 de dezembro.

A Direção do SC Angrense espera que existam condições para que no início do próximo ano seja possível retomar a atividade desportiva, mesmo que seja de forma condicionada.

Até lá, apelamos aos nossos atletas, treinadores e dirigentes que cumpram, integralmente, as medidas de prevenção da Covid-19, evitando condutas que possam levar ao risco de contágio.

Voltaremos todos mais fortes!

Com os melhores cumprimentos,

Angra do Heroísmo, 25 de novembro de 2020